quarta-feira, julho 19, 2006

UM OLHAR DE TERNURA
Artur da Távola


Chego no boteco, a macharia está lá.
Supondo vir a ser compreendido e admirado, todo pimpão, apresso-me em proclamar:
1- Sabem qual foi o lance mais bonito da Copa?
2- Qual? Qual? Já sei, aquele gol do Argentino de fora da área...
1- Nada disso: Tem sido o olhar de ternura do William Bonner para a mulher nas despedidas do Jornal Nacional.
Levo logo uma vaia. Ninguém me compreendeu.

Até de piegas me chamaram, em gozação.
Calo-me, então, a ponto de os demais depois até repararem.

Invento, então, um compromisso e saio antes do fim do papo. A pensar:

Já sei o que os incomodou: a palavra ternura.

O mundo anda precisado de ternura e as pessoas têm medo de demonstrar sentimentos. Mas isso é uma bobagem. Ternura ninguém manifesta sem sentir. É necessário que venha de dentro. É o mais leal dos sentimentos. Ternura não se manifesta: sente-se.
Um marido distante quilômetros e um tempão longe da mulher que ama, vê-la na madrugada e no frio a trabalhar com afinco, mesmo sendo discreto e polido como o Bonner, sabe que ela é mãe de seus trigêmeos e dia desses até se preocupou em dizer que lá estava frio como a significar:

"Vê lá se vai pegar uma gripe. Amanhã venha mais agasalhada."
D'outra feita, havia uma festa dos brasileiros entrando pela madrugada no Hotel e ela encerrava a sua reportagem do lado de fora.

Discreto como sempre, ele quase perguntou:

"Você vai à festa?" (Ou vai dormir, deve ter pensado e calou?)
"Nada de festa, ouviu Madame?" Também esta frasenão pronunciou.

Mas sentiu o ciuminho e o transmitiu subjetivamente.Posso pensar que nós cronistas vemos coisas que os demais não percebem e até desdenham e por vezes eu sei que vivemos nos demais as emoções que estão a pular dentro de nós.Pode ser. Há tanta artificialidade na televisão que aquilo poderia ser combinado.

E concluo: poderia ser, porém não é! O rapaz não é ator.
Quando a casa deles foi invadida por bandidos, todos ameaçados, ele foi valente defensor da família. Arriscou a vida. Do lado de lá (Alemanha) a Fátima é ainda mais encabulada, e parece uma menina a disfarçar ao receber uma cantada. Mesmo do marido.Ora, conclui o velho cronista: receber diante de 60 ou 70 milhões de brasileiros uma declaração de amor através do olhar terno e saudoso do marido é a glória para qualquer uma. Sinal de merecimento.
Fico com a minha conclusão:os meus amigos de boteco deram-me um fora errado. Piegas uma ova: poeta.
Salve o olhar de ternura de um homem por sua mulher, a saudade verdadeira e o cuidado com ela.

É sinal de esperança, de amor e de vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, é um prazer entrar aqui e ler esse texto lindooo, parabéns.
Obrigada por ter ido nos visitar, se gostou, volte outras vezes, será um prazer te receber!

Te desejamos um dia feliz junto de todos os seus amigos e uma noite pra lá de especial...

Casal Anjo Sensual

Isabel Filipe disse...

Belo texto. Gosto muito de Artur da Távola... e não conhecia este texto. Adorei.

Obrigada pela visita lá ao meu sítio. Volta sempre. A casa é tua.

Bom fim de semana
beijinhos

Hérika disse...

Eu devia ser bem mal-educada...mas não estou com vontade.
Amei o texto, mas muito longo...cansa um pouco.
Experimenta colocar algo seu.
Bj.

Anônimo disse...

Ola,
tudo bem espero que sim .. bom estou aki pra pede sua ajudar ..eu fiz um blog que fala sobre saude.. me ajuda a espalha ele ..Pede pra os ses amigos e familiares da uma olhadinha ..
um super abracos
que sua semana seja abencoa.

http://abibliasagradasalmos.spaces.msn.com/



http://mayaradidibrazil.spaces.msn.com/



Mayara and Di

Anônimo disse...

Ola,
tudo bem espero que sim .. bom estou aki pra pede sua ajudar ..eu fiz um blog que fala sobre saude.. me ajuda a espalha ele ..Pede pra os ses amigos e familiares da uma olhadinha ..
um super abracos
que sua semana seja abencoa.

http://abibliasagradasalmos.spaces.msn.com/



http://mayaradidibrazil.spaces.msn.com/



Mayara and Di